Pesquisar este blog

domingo, 5 de janeiro de 2014

8 coisas estranhas recuperadas do fundo do mar

Há um monte de coisas estranhas no oceano – algumas realmente estranhas. O grande volume de descobertas estranhas que foram recuperadas do mar é incompreensível, e cresce dia a dia. Aqui está uma lista de algumas das mais peculiares.

Computador da Grécia Antiga

Computador da Grécia Antiga
O mecanismo de Antikythera é uma das descobertas mais surpreendentes da época atual, apesar de estar no mar há milhares de anos. É o mais antigo conhecido mecanismo de engrenagem complexa, e seus usos não são claros, mas às vezes é chamado de o “primeiro computador analógico”, devido à sua enorme complexidade na construção. Acredita-se ser projetado para prever eclipses lunares e solares com base em ciclos de progressão aritmética. Ele foi descoberto em 1900.

Motores da Apollo 11

Motores da Apollo 11
Em março de 2013, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, decidiu que era hora de fazer algo completamente insano: recuperar os motores que foram utilizados na decolagem da Apollo 11. Eles estavam no fundo do oceano desde seu lançamento em 1969. Os modernos artefatos foram recuperados em segredo, e permaneceram enclausurados até que puderam ser identificados positivamente como sendo do vôo lendário meses depois. Os dois motores e peças que foram recuperados estão sendo restaurados antes de irem em exposição no Kansas Cosmosphere and Space Center.

Uma antiga cidade

Heracleion
Como é possível perder uma cidade inteira? Surpreendentemente, isso acontece com mais frequência do que você imagina. Com o nível do mar subindo constantemente graças ao derretimento das calotas polares e outros fatores, perder cidades para o mar é um fato infeliz da história. Felizmente, a tecnologia de hoje permite-nos redescobrir e estudar estas ruínas subaquáticas. Um dos exemplos mais notáveis ​​existe na costa do Egito. A cidade de Thonis, conhecida como Heracleion para os gregos antigos, tem uma fundação que remonta a mais de mil anos. Partes da cidade antiga foram escavadas e a qualidade dos materiais recuperados nos dá um vislumbre de sua importância passada e riqueza. Ela foi descoberta em 2000. [As 9 cidades submersas mais incríveis do mundo]

Esmeraldas

Esmeraldas
Jay Miscovish, de Key West, na Flórida, comprou um mapa do tesouro de um amigo em um bar em 2010. O caçador de tesouros e mergulhador amador descobriu uma fortuna multimilionária em esmeraldas profundas no Golfo do México. A origem exata das esmeraldas ainda é desconhecida.

Navio pirata e artilharia

Navio pirata e artilharia
Em 1718, o lendário pirata conhecido como Barba Negra foi forçado a afundar seu navio depois de ter sido preso em águas rasas na costa de Beaufort. Em 1966, as ruínas do navio Vingança da Rainha Anne foram descobertas na água, com milhares de artefatos. Em 2013, foram recuperadas grandes armas, como 20 canhões.

Micróbios jurássicos

Micróbios
Em 2012, micróbios da era jurássica foram descobertos em águas do mar profundo. Estavam quase mortos. Com nada para comer durante 86 milhões de anos e oxigênio apenas o suficiente para sustentar o metabolismo, é difícil acreditar que essas coisas ainda podia estar vivas.

Prata perdida do terceiro Reich

Prata perdida do terceiro Reich
Mais de 61 toneladas de prata no valor de 36 milhões de dólares foram recuperadas do Oceano Atlântico. Além de ser um recorde mundial para um tesouro descoberto em um local, verifica-se que o naufrágio foi do SS Gairsoppa, da Grã-Bretanha, um navio de carga que naufragou em 1941 quando foi torpedeado por nazistas. O navio afundou a cerca de 482 km ao largo da costa da Irlanda. No verão de 2012, a Odyssey Marine Exploration of Tampa, na Flórida, afirma ter recuperado cerca de 20% da prata total indicada pela pesquisa. O total é acreditado para estar perto de 240 toneladas.

O mítico Kraken

O mítico Kraken
Nenhuma lista de descobertas submarinas estranhas estaria completa sem a besta de tentáculos gigantes. Conhecida por existir a partir de corpos recuperados por pescadores e aquelas que apareceram na praia durante séculos – algumas com mais de 40 metros de comprimento – a primeira observação de uma  lula gigante foi feita em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário